O TABULEIRO DIGITAL (TD) ESTÁ NA FACED DESDE 23 DE JANEIRO DE 2004, AQUARIANO, DEFENDE A LIBERDADE DE PENSAMENTO, A ORIGINALIDADE, A INVENTABILIDADE E A MODERNIDADE, SEMPRE COM O OLHAR VOLTADO PARA O FUTURO, PARA O QUE PODE VIR A SER. INCIALMENTE, FOI CAPETANEADO PELO PROFESSOR NELSON PRETTO E HOJE PELA PROFESSORA MARIA HELENA BONILLA, JÁ QUE PRETTO ESTÁ NA INGLATERRA A ESTUDOS. UM AMBIENTE ABERTO, LIVRE E COTIDIANO DAS PESSOAS, O OBJETIVO DO TABULEIRO NÃO É PEDAGÓGICO, O MESMO VISA A SOCIALIZAÇÃO DA CULTURA DA TECNOLOGIA. PARA ESTE PROJETO, A EDUCAÇÃO NÃO DEVE SER REDUZIDA AOS TRABALHOS ESCOLARES, ENTENDENDO QUE EDUCAR É SINÔNIMO DE SOCIALIZAR. O USUÁRIO DO TD DEVE NAVEGAR NO CIBERESPAÇO DA MANEIRA QUE QUISER, CLARO QUE RESPONSABILIDADE, AFINAL, O MESMO É UM ESPAÇO DE LIVRE ACESSO A CIBERCULTURA. NESTE PROCESSO DE ABETURA AO NOVO, O TD DESMESTIFICA O MEDO DA MÁQUINA, DO COMPUTADOR.
DENTRO DESTE CONTEXTO, A FACED RECEBE DIARIAMENTE INTEGRANTES DE COMUNIDADES CARENTES COMO O CALABAR, DENTRE OUTRAS... CRIANDO-SE ASSIM, UM CERTO (ERRADO) DESCONFORTO NA "FAMÍLIA" FACED. TENDO EM VISTA ESTES CONTRATEMPOS, A COORDENAÇÃO DO GEC- GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS, EM REUNIÃO COM OS USUÁRIOS DO TD, TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS, FUNCIONÁRIOS, PROFESSORES, ESTUDANTES, D.A. DE PEDAGOGIA E DIREÇÃO DA FACED, DECIDIU PELA CONTINUIDADE DO ALUDIDO, ESTENDENDO OS SEUS BENEFÍCIOS TAMBÉM AOS FUNCIONÁRIOS, ATRAVÉS DE NOVOS PROJETOS QUE ENVOLVAM A TOD@S.
EM UM PROCESSO AGRADÁVEL, OS MENINOS DO TD E OS DEMAIS PARTÍCIPES DA REUNIÃO, DIALOGARAM SOBRE AS CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS DO PROJETO. EU ESTAVA NA REUNIÃO COM O CORAÇÃO APERTADO DIANTE DAS MINHAS POSSÍVEIS DECLARAÇÕES ( TANTO A CALAR E TANTO A DIZER...), JÁ QUE REPRENTAVA OS ESTUDANTES DA CASA ENQUANTO D.A. DE PEDAGOGIA ( DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E EVENTOS) E TAMBÉM POR SER ALUNA DE BONILLA, FIQUEI RECEOSA DE PARECER "PUXA-SAQUISMO". ENFIM, AO TÉRMINO DA REUNIÃO ME OFERECI PARA MONITORAR O TD, VOLUNTARIAMENTE, AFINAL, É VERGONHOSO QUE A FACED TENHA MAIS DE 400 ESTUDANTES E ESTES NÃO PARTICIPEM DO TD AO MENOS QUE LUCROS FINANCEIROS SEJAM ALCANÇADOS.
O LEMA AGORA É COMPREENDER, COMBATER E CONVENCER, AVANTE TABULEIRO DIGITAL!!!
NÃO PRETERINDO OS OUTROS DEPOIMENTOS, ESTES MERECEM SER, DIVULGADOS, ANOTEI-OS NA ORDEM EM QUE SUCEDERAM:
DENTRO DESTE CONTEXTO, A FACED RECEBE DIARIAMENTE INTEGRANTES DE COMUNIDADES CARENTES COMO O CALABAR, DENTRE OUTRAS... CRIANDO-SE ASSIM, UM CERTO (ERRADO) DESCONFORTO NA "FAMÍLIA" FACED. TENDO EM VISTA ESTES CONTRATEMPOS, A COORDENAÇÃO DO GEC- GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIAS, EM REUNIÃO COM OS USUÁRIOS DO TD, TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS, FUNCIONÁRIOS, PROFESSORES, ESTUDANTES, D.A. DE PEDAGOGIA E DIREÇÃO DA FACED, DECIDIU PELA CONTINUIDADE DO ALUDIDO, ESTENDENDO OS SEUS BENEFÍCIOS TAMBÉM AOS FUNCIONÁRIOS, ATRAVÉS DE NOVOS PROJETOS QUE ENVOLVAM A TOD@S.
EM UM PROCESSO AGRADÁVEL, OS MENINOS DO TD E OS DEMAIS PARTÍCIPES DA REUNIÃO, DIALOGARAM SOBRE AS CONVERGÊNCIAS E DIVERGÊNCIAS DO PROJETO. EU ESTAVA NA REUNIÃO COM O CORAÇÃO APERTADO DIANTE DAS MINHAS POSSÍVEIS DECLARAÇÕES ( TANTO A CALAR E TANTO A DIZER...), JÁ QUE REPRENTAVA OS ESTUDANTES DA CASA ENQUANTO D.A. DE PEDAGOGIA ( DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E EVENTOS) E TAMBÉM POR SER ALUNA DE BONILLA, FIQUEI RECEOSA DE PARECER "PUXA-SAQUISMO". ENFIM, AO TÉRMINO DA REUNIÃO ME OFERECI PARA MONITORAR O TD, VOLUNTARIAMENTE, AFINAL, É VERGONHOSO QUE A FACED TENHA MAIS DE 400 ESTUDANTES E ESTES NÃO PARTICIPEM DO TD AO MENOS QUE LUCROS FINANCEIROS SEJAM ALCANÇADOS.
O LEMA AGORA É COMPREENDER, COMBATER E CONVENCER, AVANTE TABULEIRO DIGITAL!!!
NÃO PRETERINDO OS OUTROS DEPOIMENTOS, ESTES MERECEM SER, DIVULGADOS, ANOTEI-OS NA ORDEM EM QUE SUCEDERAM:
PROFESSORA IRACY ALVES- " TUDO NÃO É PARA TODOS...EU NÃO SOU TOTALMENTE LIVRE NEM DENTRO DA MINHA CASA OU MELHOR, EM LUGAR ALGUM...CABE UMA CARTILHA EXPLICATIVA NO TD...SITES PORNÔS SÃO ACESSADOS FREQUENTEMENTE...DEVE HAVER LIMITE NO TD..."
BONILLA- " LIBERDADE NO TD É SINÔNIMO DA NÃO REDUÇÃO DO MESMO AOS TRABALHOS ESCOLARES...OS MENINOS NÃO VÃO LER A CARTILHA...NO TABULEIRO FUTUCAR É APRENDER, JOGAR, CONVERSAR, DENTRE OUTRAS ATITUDES VIRTUAIS, ELAS TAMBÉM SÃO EDUCATIVAS..."
BIBLIOTECÁRIA SÔNIA- "OS ALUNOS FICAM SACRIFICADOS..." ( SACRIFICADOS? QUANTA PREOCUPAÇÃO !!! ASSUSTEI-ME COM A GENTILEZA DESTA CRIATURA, QUE TÃO RÍSPIDA É COM OS GRADUANDOS NA BIBLIOTECA, EU E OUTROS COLEGAS JÁ TIVEMOS DESAVENÇAS COM A MESMA DEVIDO A TAMANHA EDUCAÇÃO DESTA DISTINTA SENHORA!)
PROFESSOR ROBERTO- "FIQUEI CHOCADO COM A POSTURA DOS ALUNOS NO VÍDEO, O QUE ESTÁ SENDO FEITO DENTRO DA SALA DE AULA? OS ALUNOS DA FACED SÃO EGOÍSTAS...O QUE O USUÁRIO DO TD ESTÁ FAZENDO NÃO ME DIZ RESPEITO, O QUE É IMPORTANTE PARA ELE PODE NÃO SER PARA MIM..."
EU- "O QUE EXISTE INCUTIDO NAS DESAVENÇAS COM TD É O FATO DE SEUS USUÁRIOS SEREM NEGROS, POBRES E PERIFÉRICOS...EXISTE O PRECONCEITO RACIAL E SÓCIO-ECONÔMICO POR TRÁS DE TUDO ISSO...!"
PROFESSORA IRACY ALVES- "PRECONCEITO NÃO, ESTE DISCURSO ESTA DESGASTADO...INCLUSÃO PARA MIM É SINÔNIMO DE MISTURA..."
PROFESSOR ROBERTO- " PARECE UM DISCURSO BATIDO MAS NÃO É, EU CONCORDO COM MONIQUE..."
DIRETORA CELI- "NOS REUNIMOS UMA VEZ POR MÊS PARA FALAR DOS SETORES DA FACULDADE, SEMPRE TOMANDO POSIÇÕES A RESPEITO DA DIVERGÊNCIAS, VISANDO O CUMPRIMENTO DO COMPROMISSO SOCIAL, PELA FACULDADE...PRECISAMOS DO DIALÓGO PARA APRIMORAR AS INTENÇÕES DO PROJETO..."
BONILLA- " AS MÁQUINAS NÃO DEVEM SER DESLIGADAS NUNCA E MUITO MENOS NO INTERRUPTOR... A LIMPEZA DAS MÁQUINAS SERÁ ACOMPANHADA PELA MONITORAS DO PROJETO ( SULANE E JULIANA)...SEMPRE QUE HOUVER UM CONFLITO NO TD, NÃO É PARA EXPULSAR OS MENINOS DA FACED, MAS LEVÁ-LOS AO GEC..."
BONILLA- " LIBERDADE NO TD É SINÔNIMO DA NÃO REDUÇÃO DO MESMO AOS TRABALHOS ESCOLARES...OS MENINOS NÃO VÃO LER A CARTILHA...NO TABULEIRO FUTUCAR É APRENDER, JOGAR, CONVERSAR, DENTRE OUTRAS ATITUDES VIRTUAIS, ELAS TAMBÉM SÃO EDUCATIVAS..."
BIBLIOTECÁRIA SÔNIA- "OS ALUNOS FICAM SACRIFICADOS..." ( SACRIFICADOS? QUANTA PREOCUPAÇÃO !!! ASSUSTEI-ME COM A GENTILEZA DESTA CRIATURA, QUE TÃO RÍSPIDA É COM OS GRADUANDOS NA BIBLIOTECA, EU E OUTROS COLEGAS JÁ TIVEMOS DESAVENÇAS COM A MESMA DEVIDO A TAMANHA EDUCAÇÃO DESTA DISTINTA SENHORA!)
PROFESSOR ROBERTO- "FIQUEI CHOCADO COM A POSTURA DOS ALUNOS NO VÍDEO, O QUE ESTÁ SENDO FEITO DENTRO DA SALA DE AULA? OS ALUNOS DA FACED SÃO EGOÍSTAS...O QUE O USUÁRIO DO TD ESTÁ FAZENDO NÃO ME DIZ RESPEITO, O QUE É IMPORTANTE PARA ELE PODE NÃO SER PARA MIM..."
EU- "O QUE EXISTE INCUTIDO NAS DESAVENÇAS COM TD É O FATO DE SEUS USUÁRIOS SEREM NEGROS, POBRES E PERIFÉRICOS...EXISTE O PRECONCEITO RACIAL E SÓCIO-ECONÔMICO POR TRÁS DE TUDO ISSO...!"
PROFESSORA IRACY ALVES- "PRECONCEITO NÃO, ESTE DISCURSO ESTA DESGASTADO...INCLUSÃO PARA MIM É SINÔNIMO DE MISTURA..."
PROFESSOR ROBERTO- " PARECE UM DISCURSO BATIDO MAS NÃO É, EU CONCORDO COM MONIQUE..."
DIRETORA CELI- "NOS REUNIMOS UMA VEZ POR MÊS PARA FALAR DOS SETORES DA FACULDADE, SEMPRE TOMANDO POSIÇÕES A RESPEITO DA DIVERGÊNCIAS, VISANDO O CUMPRIMENTO DO COMPROMISSO SOCIAL, PELA FACULDADE...PRECISAMOS DO DIALÓGO PARA APRIMORAR AS INTENÇÕES DO PROJETO..."
BONILLA- " AS MÁQUINAS NÃO DEVEM SER DESLIGADAS NUNCA E MUITO MENOS NO INTERRUPTOR... A LIMPEZA DAS MÁQUINAS SERÁ ACOMPANHADA PELA MONITORAS DO PROJETO ( SULANE E JULIANA)...SEMPRE QUE HOUVER UM CONFLITO NO TD, NÃO É PARA EXPULSAR OS MENINOS DA FACED, MAS LEVÁ-LOS AO GEC..."
FINALIZANDO COM LOUVOR...
VICE-DIRETORA IRACY PICANÇO- "SE ANÍSIO TEIXEIRA ESTIVESSE AQUI, BATERIA PALMAS PARA O TABULEIRO DIGITAL..."
NO GERAL, A REUNIÃO FOI EXTREMAMENTE PROVEITOSA, DO ATRASO INICIAL AO LANCHE FINAL!!!
É VÁLIDO RESSALTAR QUE NÃO É SÓ DAR O PEIXE, O TD DEVE DAR TAMBÉM A VARA DE PESCA A ESTES MENINOS , JÁ QUE OS MESMOS NÃO TEM CONDIÇÕES DE TÊ-LA!!!
OBS: NA REUNIÃO FORAM LEVANTADAS QUESTÕES COMO: REFORÇO ESCOLAR PARA SO MENINOS, PIBIC JÚNIOR E PROJETOS DE ACORDO COM OS INTERESSES DOS MESMOS.
NO GERAL, A REUNIÃO FOI EXTREMAMENTE PROVEITOSA, DO ATRASO INICIAL AO LANCHE FINAL!!!
É VÁLIDO RESSALTAR QUE NÃO É SÓ DAR O PEIXE, O TD DEVE DAR TAMBÉM A VARA DE PESCA A ESTES MENINOS , JÁ QUE OS MESMOS NÃO TEM CONDIÇÕES DE TÊ-LA!!!
OBS: NA REUNIÃO FORAM LEVANTADAS QUESTÕES COMO: REFORÇO ESCOLAR PARA SO MENINOS, PIBIC JÚNIOR E PROJETOS DE ACORDO COM OS INTERESSES DOS MESMOS.
9 comentários:
Monique!!!
Gostei muti do seu relato!
Fico muito feliz por saber que vc gostou e
se interessou pelo projeto.
A reunião foi boa, mas os resultados devem ser otimos...eu e juliana temos que cobrar as ações sugeridas e fazer o carro andar!
Não é facil e precisamos de ajuda espero contar com a sua ajuda e do DAPED.
Bjux
a reuniao foi massa
Oi Monique!! Parabéns pelo relato... Temos muito a enfrentar quanto a nosso projeto na FACED, principalmente no sentido de que "todos"- alunos, funcionários, comunidades, professores, compreendam qual a verdadeira intenção do projeto na faculdade! Esse trabalho de esclarecimento é um trabalho de formiguinha, de formação continua, porque estamos a todos semestre em constante fluxo: de alunos que chegam e que saem, dos meninos que se aproximam, de entender que a intenção é trzer uma cultura digital para o espaço da faculade d educação, e não de pedagogizar esse espaço! Bom saber que temos mais uma que pode contribuir conosco!
bjinhos
Sule
Muito bom!!! Vou ver sempre seu blog, já que não tenho tido como estar presente nesses eventos tão importantes. bj
OBRIGADA A TOD@S PELOS COMENTÁRIOS.
BJINHOSSS...
Olá Monique!
Entrei no seu blog por indicação da profª Bonilla na lista de discussão para ver os comentários sobre a reunião e repercussões do projeto Tabuleiro Digital. Como já fui monitora voluntária também fico atenta até hoje para os desdobramentos referentes a ele que ao meu ver é totalmente voltado a inclusão digital.
Parabenizo suas observações e fico alegre com os resultados, comentários e tudo mais que rolou neste encontro.
Estive presente no primeiro que também foi importante para a etapa de envolvimento dos meninos que frequentam a Faced.Neste encontro pudemos ver a preocupação dos coordenadores com a formação dos usuários do TD para essa perspectiva de interação com o ciberespaço.
Continuamos na torcida para cada vez mais a comunidade da Faced acolha esta iniciativa de tamanha importância no processo de desenvolvimento de uma cultura digital que deve começar pelo menos com o acesso livre.
Saudações inclusivas (kkkk)
Rejane Matos
Pô mais uma vez show de blog! Parabéns..Sucesso...
Quanto ao relato em questão, senti-me estando lá. Você foi clara em suas colocações e (imagino) fiel à o que aconteceu na reunião, sem com isso deixar de imprimir suas opniões. Parabéns também pelo belo português!
Té+...
A reunião foi proveitosa, mas senti que ficou faltando a presença de diversas pessoas que são contra o projeto.
Na hora de apontar os problemas é tudo muito fácil...já quando se propõe sentar para discutir e tentar superar as dificuldades, essas pessoas não aparecem.
Falam do projeto com toda a autoridade do mundo e nunca sequer acessaram o site do projeto.
Copncordo com Daniel, não participei da reunião mas seus comentários foram muito esclarecedore. De fato, é como se estivéssemos lá. Obrigada !!!!
Postar um comentário